Criei este site para expor minhas Críticas e Opiniões na internet, afinal, acredito que uma opinião pode mudar muitas coisas!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Eutanásia

Olá pessoas que estão lendo este artigo, desde início deixo claro que este tema será um pouco extenso, porém, ler significa ter mais conhecimento, então na verdade estou fazendo um favor.
Ressalto também que estou apto a receber sua opinião e discutir com você, por isso, deixe seu comentário no final deste artigo para trocarmos idéias.
Hoje meu intuito é falar sobre a prática da Eutanásia. Mas que "diabos" é isso? Tenho plenamente certeza de que você conhece tal prática, porém não sabe que este é o nome que ela recebe.
Antes de expressar minha opinião sobre o assunto, gostaria de fazer uma introdução sobre a eutanásia, mostrareis ambos os lados, contra e a favor e no final declararei minha opinião.

A palavra eutanásia tem origem grega e significa "morte misericordiosa" ou "uma boa morte".
Segundo alguns estudiosos, a eutanásia é uma prática antiga, utilizada até mesmo na antiguidade.
Grossamente explicando, ela pode ser entendida por uma morte sem sofrimento, isto é, ela abrevia a vida de um paciente (acelera a morte) que possui uma doença incurável ou que esteja em estado vegetativo de forma controlada e assistida por um especialista com a finalidade de por um fim no sofrimento do paciente.
A eutanásia é uma questão tão polêmica que se analisarmos muito ficamos loucos sem saber a qual lado ficamos, "contra" ou "a favor", é uma controvérsia muito difícil de se posicionar.
Está prática não se aplica em apenas seres humanos, como também em animais, por exemplo, um cachorro é atropelado por um veículo e fica em estado grave, para acabar com o sofrimento, aplica-se uma substância que "mata" o cachorro.

A Eutanásia é uma prática que está fortemente ligada aos conceitos da bioética e biodireito.
Um dos objetivos da bioética é a condição da vida humana, ou seja, realizar a tradição hipocrática no qual o médico deve oferecer todos meios de subsistência a um paciente em estado incurável ou vegetativo até que o mesmo venha falecer naturalmente (ortotanásia), está tradição é conhecida por "juramento de Hipócrates" onde a vida é considerada um dom sagrado, sendo assim, o médico não é juiz da vida ou morte de alguém, ele tem que assistir o paciente fornecendo qualquer meio necessário para sua sobrevivência, e quando uma vida é salva o médico não pode orgulhar-se.
Sobre o conceito do biodireito, está ligado também  à vida humana e sua dignidade, oferecendo segurança ao cidadão. Este conceito condena qualquer prática perigosa entre médico e paciente, o que inclui a eutanásia, sendo assim, no Brasil e em outros países como Portugal, a prática da eutanásia é considerada homicídio, ou seja, é crime, contudo, devido a alguns problemas, por mais que a eutanásia é ilegal no Brasil, ela é praticada impunemente.
Um grande exemplo que marcou na história sobre a prática da eutanásia, foi a morte da americana Terri Schiavo que por sofrer uma parada cardiáca, ficara sem oxigenação no cérebro, sendo assim, ela não tinha consciência, infelizmente, seu marido pediu que exercesse a eutanásia para acabar com o sofrimento, embora os pais dela afirmaram que ela tinha um pouco de consciência, o bastante que mostrava que Terri não queria sofrer a eutanásia.
É muito triste saber disso, a paciente não queria morrer e foi morta, por isso a eutanásia é muito complicada, você não sabe se o paciente aprovaria esta prática em si, e em muitos casos os familiares acabam tomando decisões.
Existem vários tipos de eutanásia, e você poderá ler sobre, nos links citados no final deste artigo.
Observe alguns argumentos a favor da eutanásia:


1 - Os defensores acreditam que este seja um caminho para evitar a dor e o sofrimento de pessoas em fase terminal.
2 - A pessoa teria direito à escolha pela sua vida e pelo momento da morte.
3 - Quando uma pessoa passa a ser prisioneira do seu corpo, dependente de outras pessoas para ter as necessidades mais básicas. O medo de ficar só, de ser um "fardo" e a revolta levam o paciente a pedir o direito a morrer com dignidade.


contra a eutanásia


1 - Do ponto de vista religioso, é tida como uma usurpação do direito à vida humana, devendo ser um exclusivo reservado ao "Criador ", ou seja, só ele pode tirar a vida de alguém.
2 - Da perspectiva da ética médica, cabe assim ao médico assistir o paciente, fornecendo-lhe todo e qualquer meio necessário ao tratamento.
3 - O Código Penal considera crime quem ajuda em suicídio ou homicídio mesmo que a pedido da vitima ou por "compaixão".
Mediante a estes argumentos e a explicação sobre a eutanásia, não sou a favor da eutanásia, sou mais religioso em relação a isso, e somente Quem deu a vida tem o poder de tirá-la, mesmo que o paciente esteja sofrendo, não podemos esquecer que nada é impossível para Deus, sendo assim, aquela pessoa pode ter a probabilidade de se recuperar, todos morrerá um dia, porém, cada um em seu exato dia, pra que ficar antecipando a morte.
Porque aplicar a eutanásia em uma pessoa? Será que esta pessoa aceitaria isso se ela pudesse falar? Sou a favor da ciência e da bioética, o médico deve cuidar do paciente enquanto estiver vivendo, tenho certeza de que você não pensará diferente ao ler a história de Terri que está no link no final do artigo. Mas e o caso em que o paciente já pede antes de acontecer algo? Sou contra da mesma forma, seria o mesmo que cometer um suicídio.
Não vou aprofundar mais, portanto, eis mais uma questão polêmica que deixa-nos pensativos.

Ler também:

4 comentários:

Marcos disse...

1) Não é simpático falar que está fazendo um favor ao leitor...

2)Dos pontos de vista contra a eutanásia, a primeira nem se deve levar em consideração, pois religião sempre significou atraso (pela Igreja Galileu Galilei teria sido queimado vivo por descobrir que a Terra não é o centro do Universo), hoje temos tantas religiões que se, pra qualquer proposta tivermos que consultá-las, nada sairá do lugar. A questão tem que ser discutida seriamente, com seus prós e contras, sem fanatismos.

welinton junior disse...

Caro Marcos, eu disse que estaria fazendo um favor ao leitor pelo motivo de estar colocando mais um tema a disposição de qualquer leitor!
E neste caso a igreja não tende atrasar algo e sim garantir a vida de uma pessoa, devemos levar em conta que muitas pessoas lutam pra sobreviver e seria injusto "matar" uma pessoa só por estar em estado vegetativo!

Marcos disse...

Eu acho que a Igreja deve orientar a vida de seus discípulos, não da sociedade como um todo.

welinton junior disse...

Sim!
O correto seria a pessoa antes de morrer ou de acontecer qualquer acidente que venha deixar em estado vegetativo, assinasse um termo se vai querer ou não a Eutanásia!
Só não acho justo aplicar a Eutanásia em uma pessoa neste estado sem saber se esta seria sua vontade se estivesse consciente!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger