Criei este site para expor minhas Críticas e Opiniões na internet, afinal, acredito que uma opinião pode mudar muitas coisas!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Etnocentrismo

Falar de etnocentrismo hoje é mesma coisa de falar sobre preconceito, a gente sabe que ainda existe e que é algo que vai demorar muito ainda para extinguir não só da sociedade brasileira como também do mundo inteiro.
Não adianta querer dizer que você é uma pessoa que não tem preconceito, todos neste mundo possui preconceito, nem que seja em coisas mínimas, mas tem.
Sabe por que muitos acham que não tem preconceitos?
Justamente porque quando falamos em preconceito, a maioria já pensam nos negros, nos homossexuais, em pessoas gordas, nas pessoas deficientes, etc. Mas na verdade, isso tudo que foi citado são tipos de preconceitos, ser preconceituoso não se limita por aí, existem muito mais preconceitos. E o que é preconceito? Para mim, preconceito é quando você acha que algo não está bom o bastante, que apenas aquilo que você gosta está correto, ou seja, uma pessoa egoísta. É você lançar um conceito mal "conceituado", digo, sem estrutura e fundamento sobre algo sem antes ter um conhecimento. É você não saber respeitar e conviver com as diferenças sociais. Vejam quantos conceitos para preconceito.
Imaginem um prato cheio de gafanhotos fritos e/ou de insetos. Você comeria?
Duvido muito, só vendo para acreditar, talvez você poderia até ter dito que sim, que comeria.
É, até o papagaio que eu tinha falava, sabia?
Falar é muito fácil, mas o fazer de fato, é difícil, extremamente difícil.
Você pode até dizer que comeria, mas na realidade você não comeria só de sentir o cheiro daqueles gafanhotos e/ou insetos, só de imaginar você mordendo aqueles insetos indefesos bem crocantes ou gosmentos, sei lá, nunca comi, não posso dizer nada.
E ai? Mudou de idéia? Acha que isso é uma loucura? Que quem come isso é louco da cabeça?
Se sim, você acaba de descobrir que você é um preconceituoso, ou seja, você tem preconceito em relação a este tipo de comida, mas os mexicanos, os indianos, os africanos e aqueles que vivem no Oriente dentre outros lugares que consomem gafanhotos e/ou insetos não pensam assim. Para eles isto pode ser uma iguaria, um prato divino.
Muito bem, chegamos ao ponto que eu queria. Falei um pouco sobre preconceito porque o ETNOCENTRISMO é um tipo de preconceito que como dito, ainda não está extinto de nossa sociedade.
Mas o que é na verdade o etnocentrismo?
Já disse #porra#, é um tipo de preconceito! Desculpem, isso saiu assim sem eu ver. Brincadeira.
ETNOCENTRISMO é você se sentir superior à outras raças, na verdade é um preconceito contra cultura, ou seja, é um preconceito cultural. Pelo menos eu acho que é correto dizer "preconceito cultural", se não for também, que se dane.
Explicando de uma outra forma, o etnocentrismo é o ato de etnocentrar. Caramba, já estou quase igual o dicionário Aurélio. Tem palavras que você procura o significado e fica na mesma, ou seja, sua dúvida não é esclarecida.
Mas vamos melhorar isso, o etnocentrismo ocorre quando você julga que a cultura de seu país é melhor que a cultura de outros países.
Falando de uma forma mais "filopsicosocial" esta palavra destacada de vermelho nem sei se existe, deve existir, tudo neste mundo que você pensar existe. A definição que crio para esta palavra é a junção de FILOSOFIA+PSICOLOGIA+SOCIOLOGIA. Você deve estar se perguntando, vermelho? Estou vendo uma palavra destacada de azul e não vermelho!
Digo uma coisa pra você: Eu falo a cor que eu quiser, isso não interessa pra você palhaç@. Se eu quiser dizer que ela é vermelha eu digo! BRINCADEIRA! É SÓ UMA DISTRAÇÃO!
Só me faltava você estar se perguntado pra que aquele "@" na palavra "Palhaç@". 
Se você não sabe, estude preguiços@. Mas vou te ajudar nessa. O "@" indica que pode ser tanto pra homem quanto pra mulher.
Mas retornando ao assunto, o ETNOCENTRISMO é um conceito antropológico.
Se você ainda não conseguiu saber o real significado de ETNOCENTRISMO, agora você vai entender. Veja:
Quando você compara sua cultura com a cultura de outro país, julgando que a sua é melhor e que a do outro é esquisita, ou meio louca, na verdade você está sendo ETNOCENTRICO, ou seja, você está julgando as outras culturas com base na sua. 
Recapitulando, o ETNOCENTRISMO é um tipo de preconceito no qual você julga as outras culturas com base na sua.
Por exemplo:
Os judeus usam aquelas vestes longas. O que você acha disso?
Os israelitas e os Afeganistão tapam todo o rosto deixando apenas uma telinha na frente dos olhos para enxergar, faça chuva ou faça sol, eles sempre estão assim. O que você acha disso?
Se você acha que eles são loucos pra ficar com estas vestes em pleno calorão, ou coisa do tipo, na verdade você está querendo dizer que o jeito que você se veste é melhor e mais bonito do que o deles, isso é o ETNOCENTRISMO. Entendeu?
Deixo minha reflexão:
Temos que respeitar estas diferenças culturais, pois, cada país tem sua cultura, sendo assim, nem sempre o que é melhor para nós pode ser o melhor para os outros, é questão de respeitar, vivemos em um mundo totalmente diversificado, há muitas diferenças, nunca terá igualdade, semelhanças podem existir, mais igualdade nunca. Somos diferentes, e são estas diferenças que fazem a diferença, #ops#, digo, são estas diferenças que tornam as pessoas especiais ou não também, isso não vem ao caso, o que eu quero passar é o seguinte, aprenda conviver com as diferenças respeitando-as, se você quer um mundo totalmente igual, vá procurar outro planeta, aqui não é seu lugar!
(Por Welinton Junior Dias)

2 comentários:

Marcos disse...

Parece redundância, mas preconceito é um pré-conceito, ou seja um conceito firmado antes de avaliar a situação. Por exemplo, já ouvi rockeiro falar: "música brasileira não existe", sem qualquer conhecimento de causa... ou um crente achar que nenhum partidário de outras religiões tem o direito de ser uma pessoa "de Deus".

welinton junior disse...

Sim, o preconceito nunca vai acabar! Justamente pelo fato de existir muitas pessoas preconceituosas e este caráter vai passando para os filhos, de geração em geração!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger